Massagem Ayurvédica Spa Tantra

massage_relax2 terapeutaAyurveda em sânscrito significa ayu- vida e veda- conhecimento. É a sistematização dos princípios da vida, a ciência da longevidade e do viver bem. Ayurveda atesta que a normalidade deve ser avaliada individualmente, pois cada ser humano manifesta seu próprio e particular temperamento e funcionamento (dosha). É uma abordagem preventiva identificando estágios brandos e processos de desequilíbrio, bucando restaurá-lo.

Através de toques nos chakras e alongamentos, é feita no chão (tatame), sua filosofia baseia-se nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do Universo: éter, fogo, água, ar e terra. Toda a matéria que existe no Universo, inclusive o corpo humano. De acordo com a Ayurveda, quando um dos cinco elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera qua a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos cinco elementos através do dosha. Os doshas são: vata- regido pelo ar e éter, pitta- pelo fogo e água, e kapha- por terra e água. Todas as pessoas possuem os três doshas, em diferentes proporções. No momento da nossa concepção, define-se a nossa constituição, isto é, os doshas que estão presentes em maior quantidade no nosso organismo. Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (prakriti), mas com o tempo e a vida desregrada, surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas(vikrti), contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.ayurvedica terapeuta

A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas a nível celular. Experimentos científicos vêm provando que mais sangue circula nos tecidos durante e após a fricção e massagem. Também ficou demonstrado que há um aumento de células vermelhas após a massagem. Da mesma forma, a circulação linfática também aumenta. Os resíduos e toxinas, como ácido lático nos músculos, são removidos, tornando-os relaxados.

Em Ayurveda a massagem é recomendada como prática diária, assim como seguimos a rotina de comer, dormir , exercitar, devemos receber massagem para ajudar a descarregar as toxinas do corpo. Feita regularmente, relaxa a musculatura, nervos, juntas. Atua diretamente nos sistemas linfático, sanguíneo e nervos, estimulando também o sistema digestivo. Aumenta a imunidade, melhora a digestão e leva a um sono mais profundo e tranquilo. Remove a estafa e tensão, proporcionando mais vigor e vitalidade, ajudando assim no processo de rejuvenecimento.

Deixe uma resposta