Em nossa sociedade, regida por modelos patriarcais, as crianças são obrigadas a reprimir a manifestação de seus sentimentos, desenvolvendo bloqueios corporais correspondentes, diminuindo sua capacidade de expressão e comunicação ( 5º Chakra – Vishhuddha – garganta ), sua mobilidade ( 3º Chakra – Manipura – região do diafragma ), sua sexualidade ( 2º Chakra – Swadisthana – 3 dedos abaixo do umbigo ), e sua vitalidade (1º Crakra – Muladhara – básico ), comprometendo todo o potencial formativo do desenvolvimento energético de seu corpo, sua mente, suas emoções e seu espírito.

As emoções e sentimentos reprimidos ao longo da vida ficam contidos e enclausurados no corpo, alimentando contrações e promovendo mais contenções de energia. Wilhelm Reich definiu essas contenções rígidas como Couraças Musculares. Através dessas contenções, essas couraças acabam interferindo no sistema orgânico, criando patologias, enfermidades ou estagnação energética.

Quando uma criança fica brava, aprende que não deve expressar sua raiva, pois será punida. Para conter essa raiva, ela precisa criar várias tensões em seu corpo e também alterar e conter sua respiração. Provavelmente irá apertar os maxilares e paralisar a respiração no diafragma, e, às vezes, também contrairá o pescoço. Essas tensões, ao serem repetidas, vão se tornando crônicas e sistemáticas, são condicionamentos que ficam registrados no corpo e esses conteúdos podem aflorar no atendimento.massagem-bioenergeticamassagemxamanicaEFTmassagemtantricacoach terapeuta

A Terapia Tântrica pode ajudar a desbloquear essas expressões, através de exercícios respiratórios e trabalhos específicos que permitem a expansão da comunicação, da respiração, da consciência corporal, podendo chegar a estados alterados de consciência. Esses trabalhos quebram os bloqueios emocionais registrados no corpo, permitindo um profundo resgate e resignificação dos sentimentos e emoções reprimidos. Ela atua sobre o corpo e sobre os Crakras ( centros de energia ), exercendo enorme influência sobre os centros da emoção, da confiança, da alegria e do prazer.

No Tantra, existem diversos exercícios nos quais são trabalhados e desbloqueados todos os segmentos do corpo ( anéis de tensão ou couraças musculares ): olhos, boca, pescoço, peito, diafragma, pélvis, pernas e pés. Estes trabalhos permitem a liberação e a expansão da energia reprimida através de choro, riso, catarse e principalmente pelas inúmeras vibrações espontâneas do corpo, que emergem durante o processo, bem como manifestações livre da libido e espasmos orgásticos.

Estas vivências aliviam as tensões e levam a pessoa a perceber quais são seus comportamentos automáticos ( condicionamentos ) e assim modificá-los; o que permite a ela ser mais real, mais espontânea, mais consciente, mais confiante, mais feliz e realizada.

 

Por Namaste Spatantra  whatsapp 11 9 8325 – 1643

ASPECTOS TERAPÊUTICOS DO TANTRA